domingo, julho 25, 2021

Polícia vai ter "body cams" - 1ª parte

Já não é a primeira vez que um governo tenta implementar a utilização de câmaras individuais, habitualmente designadas por "body cam", a nível das forças policiais, tendo recentemente sido aprovada nova legislação que será remetida à Assembleia da República para apreciação.

Este tipo de equipamento, muito semelhante ao de uma câmara de acção em termos de funcionalidades, tem uma configuração que permite ser acoplada ao fardamento ou equipamento, permitindo gravar imagens e som numa perspectiva que se aproxima da do portador.

Em termos conceptuais, estas câmaras permitem garantir os direitos dos cidadãos e dos próprios polícias, esclarecendo de forma objectiva, através da gravação vídeo e áudio, a interacção entre ambos, evitando situações de dúvida e potencial futura conflitualidade.

Segundo o projecto actual, as câmaras não estarão sempre em uso, destinando-se a situações concretas, devendo o agente informar que irá iniciar a gravação, algo que, pelo que se sabe actualmente, será restringido a um conjunto limitado de situações.

Sem comentários: