Um truque que, infelizmente, é cada vez mais utilizado no assalto a veículos é o recurso a um simples inibidor de frequências, que bloqueia o sinal do comando, impedindo-o de actuar, sendo utilizado, sobretudo, na altura em que é intenção do proprietário trancar as portas e activar o alarme.
Muitos proprietários primem o botão do comando e não reparam se existe uma resposta, que, tipicamente, é um acender dos piscas um determinado número de vezes, limitando-se a afastarem-se do veículo que, caso esteja um inibidor activo nas proximidades, pode ficar destrancado.
Se para colocar o veículo em movimento é necessário algo mais, como uma chave ou um comando, para aceder ao interior basta abrir uma porta, algo que poucos notarão dado que o alarme não foi activado, assumindo que será o proprietário, dando assim tempo para que bens de valor existentes no interior sejam furtados de forma discreta, o que, mesmo não furtando o veículo, pode resultar num prejuízo substancial.
Destinados a evitar assaltos, impedindo que o alarme seja desactivado e portas abertas por um comando clonado, os inibidores, também conhecidos por "jammers", a operar nas frequências de 433 e 315 MHz, frequências típicas para veículos e portas de garagem, são de fácil acesso, pelo que será sempre de verificar se, após usar o comando para trancar um veículo, este deu a resposta esperada.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário