sábado, agosto 23, 2025

Cobertores anti-fogo - 1ª parte

Os cobertores anti-fogo são uma boa solução para combater pequenos incêndios, como os que podem ocorrer numa cozinha, onde um fogão se incendeie, mas também noutros locais, como os que se incineram como resultado de projecções, muito habituais em locais perto de incêndios florestais.

Construído num tecido de fibra de vidro, com dimensões de 1 x 1, 1.5 x 1.5 ou 2 x 2 metros e uma espessura que começa nos 0.4 milímetros mas pode chegar aos 3 milímetros, este modelo de cobertor oferece resistência térmica desde os 550º até aos 1100º.

Com esta composição, os cobertores deste tipo podem ser utilizados em fogos da classe A, onde ardem combustíveis comuns, como madeira, papel ou roupas, da classe F, que inclui óleos alimentares e gorduras e da class B, referente a líquidos inflamáveis, mas não podem ser usados em fogos que incluam gases inflamáveis ou circuitos eléctricos.

Para apagar fogos com este cobertor, basta removê-lo da bolsa onde fica acomodado, segurar os cordões negros, agitá-lo para que fique estendido, e colocá-lo sobre a fonte de fogo, usando o cobertor como escudo para as mão que, adicionalmente, devem estar protegidas por luvas.

Sem comentários: