sexta-feira, dezembro 30, 2005

GNR para incêndios disponível apenas em 5 distritos do País


Image Hosted by Imageshack
Agentes da GNR

Durante a próxima época de incêndios florestais, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR (GIPS/GNR) vai intervir apenas em 5 distritos portugueses, considerados como os mais vulneráveis.

A opção por Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria e Faro foi considerada como tecnicamente correcta pelos bombeiros, que, no entanto, criticaram o tipo de meios humanos escolhidos.

"A opção do GIPS/GNR é política e legítima, mas discordamos porque seria possível fazer este grupo apenas na esfera dos bombeiros", considerou Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Segundo Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, "é uma situação que não se entende. Recomendámos a criação de uma "taskforce" de combate a incêndios a nível nacional e resulta ser apenas parcial e, sobretudo, para o interior do País, quando a esmagadora maioria dos incêndios ocorre no Litoral".

Mais grave ainda, de um efectivo que se previa ser de 500 elementos, o GIPS vai contar apenas com 350 militares, mas o Ministério da Administração Interna já admitiu que este número vai apresentar, operacionalmente, a disponibilidade permanente de apenas 100, formados a partir da última semana de Janeiro e a até 15 de Abril.

Quem tem alguma experiência em termos organizativos, sabe que quando se pensa em termos de escalas de serviço o efectivo diminui substancialmente, de forma similar aos números acima exemplificados.

É ainda de ter em conta que por férias, baixas e outros impedimentos, que no caso dos agentes da autoridade pode ser algo tão simples como ir a um Tribunal prestar depoimento, pode resultar uma disponibilidade permanente bastante inferior aos números mencionados.

Assim, dos 20 elementos permanentes por distrito, é bastante provável que pouco mais de uma dúzia estejam realmente disponíveis, sendo a sua eficácia condicionada pelos escassos meios existentes, pelo que se receia pela eficácia desta medida que parece cada vez menos acertada, sobretudo tendo em conta os riscos resultantes da escassa experiência dos elementos destinados a esta nova missão.

Lembramos ainda, que a experiência do uso de meios militares, tal como de bombeiros sem a experiência e o enquadramento necessário, demonstrou ser trágica no passado e o mesmo pode repetir-se no futuro caso não sejam tomadas as precauções adequadas em termos de formação, treino e acompanhamento.

Estamos certos de que com o mesmo investimento nos bombeiros, profissionais ou voluntários, e nos meios de prevenção, seria possível não só obter melhores resultados, como conseguir uma maior e mais do que necessária colaboração da sociedade civíl.

Sem comentários: