sábado, dezembro 31, 2005

IGEOE-Sistema de Informação Geográfica


Image Hosted by Imageshack
Mapa satélite de Vila Ruiva - Serra da Estrela

Não é só o Google Earth que permite obter mapas ou visualizações de imagens de satélite do território português, tendo o Instituto Geográfico do Exército, a partir do seu site, um sistema de informação geográfico semelhante.

Igualmente interactivo, mas sem a necessidade de instalar qualquer programa, o IGEOE-SIG oferece informações semelhantes às dos mapas militares da Série 888, com a vantagem acrescida de disponibilizar imagens de satélite das mesmas áreas para além de diversas funcionalidades inexistentes na versão impressa.

A imagem apresentada, de uma pequena aldeia no sopé da Serra da Estrela, é exemplificativa do tipo de imagens de satélite que se pode obter no interior do País, com uma definição inferior à disponibilizada para as áreas litorais, tal como acontece nos restantes sistemas de informação geográfica conhecidos.

Em muitos casos, utilizando um programa apropriado, é possível afinar a imagem, realçando as formas e corrigindo a cor, de forma a que esta se aproxime tanto quanto possível da realidade, mas tal só é possível com imagens estáticas de que resulta a perda de interactividade.

Neste exemplo, é visível a linha divisora entre duas cartas da Série 888 à escala 1/25.000, a 191 e a 202, com indicação do número de referência das mesmas, sendo possível adicionar ou remover diverso tipo de informação geográfica ou administrativa.

A maior falha a ausência deste sistema é um "interface" com GPS e um programa que sirva de interface, facilitando os controles e aumentando a rapidez, embora a ausência deste o torne mais universal e compatível com qualquer "browser".

Embora ainda falte um longo caminho a percorrer para fornecer imagnes detalhadas de todo o território nacional, o IGEOE tem vindo a apresentar trabalhos cada vez mais interessantes e a integrar-se na nova era digital com a mesma qualidade da época em que recorria sobretudo à informação impressa, demonstrando que em Portugal existe a capacidade de produzir mapas ao nível do que de melhor existe no Mundo.

Sem comentários: