O Presidente durante uma visita ao Gerês
Durante a inauguração da Biblioteca Municipal, o Presidente da República declarou que a desertificação "que atinge boa parte do território nacional" é "uma responsabilidade dos políticos, aos vários níveis" mas também é "uma responsabilidade de todos".
Para o Chefe de Estado, "Portugal não pode ser um país tão desequilibrado na distribuição da população entre litoral e o interior, porque isso põe em causa a coesão territorial do país", pelo que devem existir "equipamentos sociais e culturais de qualidade", que são "um contributo para combater a desertificação que atinge boa parte do território nacional".
Reconhecendo que "há alguma tendência para esquecer o interior do nosso país", Cavaco Silva lembrou que não se "tem cansado de chamar a atenção para essa responsabilidade, que é de todos, e também do Presidente da República".
Apesar dos apelos, é evidente que o Interior se encontra cada vez mais desprovido de serviços e equipamentos, sendo que os recentes encerramentos a nível dos cuidados de saúde são demonstrativos de uma política errada e que transmite, mesmo que involuntariamente, a mensagem de abandono por parte do poder central.
Sem comentários:
Enviar um comentário