domingo, novembro 30, 2008

Presidente alerta para falta de equipamentos no Interior - 1ª Parte


Image Hosted by Imageshack
O Presidente durante uma visita ao Gerês

Numa visita a Meda realizada na passada quinta-feira, Presidente da República, Cavaco Silva, salientou a importância de combater a desertificação do Interior do País como sendo um "um verdadeiro desígnio nacional".

Durante a inauguração da Biblioteca Municipal, o Presidente da República declarou que a desertificação "que atinge boa parte do território nacional" é "uma responsabilidade dos políticos, aos vários níveis" mas também é "uma responsabilidade de todos".

Para o Chefe de Estado, "Portugal não pode ser um país tão desequilibrado na distribuição da população entre litoral e o interior, porque isso põe em causa a coesão territorial do país", pelo que devem existir "equipamentos sociais e culturais de qualidade", que são "um contributo para combater a desertificação que atinge boa parte do território nacional".

Reconhecendo que "há alguma tendência para esquecer o interior do nosso país", Cavaco Silva lembrou que não se "tem cansado de chamar a atenção para essa responsabilidade, que é de todos, e também do Presidente da República".

Apesar dos apelos, é evidente que o Interior se encontra cada vez mais desprovido de serviços e equipamentos, sendo que os recentes encerramentos a nível dos cuidados de saúde são demonstrativos de uma política errada e que transmite, mesmo que involuntariamente, a mensagem de abandono por parte do poder central.

Sem comentários: