terça-feira, dezembro 23, 2008

Antigos guardas-florestais podem passar a ser militares - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Militar do SEPNA

O comando-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) está a sondar os antigos guardas-florestais no sentido de apurar, em abstrato, se este preferem um estatuto militar que se enquadre com maior facilidade na estrutura organizacional e operacional de que dependem.

Lembramos que os antigos guardas florestais foram integrados na GNR, subsistindo descrepâncias relativamente aos seus colegas militares em termos de estatuto, de carreira, de vencimentos e mesmo a nível das competências e missões que podem exercer, facto que já originou protesto e dificulta o desempenho conjunto de missões, resultando numa força fragmentada.

Esta situação vigora desde que em Maio de 2005, perto de 500 guardas-florestais foram integrados no Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, mas mantiveram o estatuto civil.

Segundo a GNR, este é um mero estudo, com o objectivo de efectuar um primeiro reconhecimento, não tendo ainda determindado as condições concretas em que uma tal transição poderia ocorrer, mas pode-se temer que, caso haja um substancial número de adesões, quem não o fizer ficará numa situação bastante difícil.

Sem comentários: