terça-feira, dezembro 30, 2008

Um cybercafé com uma função social


Image Hosted by ImageShack
O interior de um cybercafé

Um cibercafé japonês permite aos seus clientes sem uma morada física recorrerem ao seu endereço postal para efeitos de candidatura a um emprego.

Para além de disponibilizar meios para o envio de currículos ou contactos por via electrónica, inerente à sua actividade comercial, o Cyber @ Cafe permite aos sem abrigo ou desalojados, em muitos casos devido à perda de emprego, que sejam contactados por correio dirigido à sua própria morada, de forma a ultrapassar uma das limitações de quem perdeu a casa.

Sem excluir a possibilidade de esta ser uma manobra publicitária ou de haver compensações devido ao aumento do volume de negócios, o acto de solidariedade deste estabelecimento e a responsabilidade social dos responsáveis não pode deixar de ser considerada como uma inovação no sentido de auxiliar um conjunto de cidadãos particularmente vulnerável.

Este é um exemplo que consideramos ser interessante mencionar numa época em que a solidariedade devia estar mais presente e quando o País, independentemente de algumas declarações fantasistas, atravessa uma grave crise económica e social que coloca em causa direitos fundamentais dos cidadãos.

Sem comentários: