quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Breve balanço do mau tempo - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Efeitos das fortes chuvas em Portugal

Até domingo, o balanço dos estragos derivados do estado do tempo, desde as 00:00 de sábado, inclui 229 árvores caídas, 127 inundações e 25 deslizamentos de terra, a que acresce um total de 19 estradas cortadas e outras 12 cujo transito foi condicionado, mas os números actuais são francamente mais elevados e os prejuizos continuam a aumentar.

O mau tempo, que afectou sobretudo os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Lisboa, Vila Real e Viseu vai-se prolongar até ao próximo fim de semana, pelo que a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) manteve o alerta amarelo durante o dia de domingo e o prolongou até às 12:00 de hoje no Algarve.

Na praia do Furadoro, em Ovar, desapareceu uma mulher de perto de 40 anos, arrastada por uma vaga, cujo corpo foi localizado um dia depois, enquanto a forte ondulação condiciona a actividade portuária a a ter um impacto significativo na segurança da navegação e no sector pesqueiro.

Este breve balanço tem como objectivo transmitir um pouco do estado de vulnerabilidade de um País que não se tem preparado para enfrentar condições climáticas fora do considerado normal segundo os padrões actuais, mas que poderão ser a norma no futuro, e enquadrar um pouco os textos sobre a problemática das alterações que resultam do efeito de estufa.

1 comentário:

anjo disse...

Olá amigo pois isto so mostra q n estamos preparados para a lei da mae natureza ,é preciso arregaçar e trab bjs grandes e boa semana