segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Efeito de alterações climáticas ou coincidência - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Informação meteorológica

Este mês de Janeiro, usando os dados disponíveis até dia 30, for aquele em que ocorreu maior pluviosidade nos últimos trinta anos, segundo os valores médios disponíveis no Instituto de Meteorologia (IM).

As noites de sexta para sábado e deste para domingo encontram-se entre aquelas nas quais choveu mais e levou a Protecção Civil a emitir alertas e aconselhar prudência ou a impor restrições a nível de circulação ou de tráfego marítimo, sendo previsível que o mau tempo se prolongue nos próximos dias.

As alterações climáticas, que se prendem com fenómenos relacionados com o aquecimento global, não irão apenas provocar uma subida das temperaturas médias, mas, mesmo que indirectamente, resultarão num conjunto de situações anteriormente consideradas extremas ou improváveis e que passarão a ocorrrer com alguma frequência.

Dado que começa a ser previsível que os elevados níveis de pluviosidade que hoje são considerados excepcionais, deverão ser uma rotina dentro de poucos anos e, previsivelmente, serão ultrapassados nas próximas décadas, quando o efeito do aumento de temperatura média tiver maior impacto, tona-se necessário, desde já antecipar situações que, com toda a probabilidade irão ocorrer.

Recordamos que ainda há poucas semanas a queda de neve aparentemente apanhou de surpresa a Autoridade Nacional de Protecção Civil, resultando num elevado número de estradas intransitáveis e de passageiros retidos, tornando-se evidente a falta de preparação e de meios para enfrentar uma situação que poderá vir a multiplicar-se, assumindo contornos de maior gravidade e paralizando o País.

Sem comentários: