segunda-feira, abril 20, 2009

ANBP quer mais bombeiros profissionais


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros sapadores durante uma missão

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) alertou para a falta de bombeiros profissionais e para as consequências que este facto tem para o socorro, sobretudo em zonas urbanas onde o número de voluntários é proporcionalmente diminuto.

A proporção de um bombeiro para cada mil habitantes, considerada como mínima para um socorro eficaz, não se verifica na maioria, se não em todo o território nacional, resultando em dificuldades e riscos acrescidos para os participantes em missões de socorro e para as próprias populações.

Estes é um dos temas que a ANBP discutiu no 8.º Congresso Nacional de Bombeiros Profissionais, que decorreu sábado e domingo, em Torres Vedras, a que se juntam questões relacionadas com o estatuto e carreira destes profissionais.

Também os critérios de avaliação destes profissionais, cuja especificidade de funções e a falta de uniformidade de condições de trabalho, dependentes do local e meios disponíveis, foram objecto de debate, considerando-se que deve ser diferente do actual Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP).

A carência de bombeiros profissionais e a falta de profissionalização do socorro é um óbvio problema a nível de segurança interna, mas no actual quadro de crise parece pouco provável que haja um investimento significativo neste sector, optando-se por não alargar os quadros e sustentar o crescente número de desempregados através de subsídios.

Sem comentários: