sexta-feira, abril 24, 2009

GPS com cartogrfia e PDA, o mesmo equipamento sob uma roupagem diferente - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um GPS Garmin Nuvi com cartografia

A opção entre um GPS dedicado, com cartografia própria, e um PDA no qual seria instalado um programa e mapas adequados e conectado a um receptor de sinal de GPS é recorrente e merece um breve comentário.

Apesar de funcionalmente diferentes, estas duas famílias de equipamentos são internamente muito semelhantes, partilhando por vezes processadores, memórias e mesmo o receptor de GPS, que actualmente se baseia, na sua esmagadora maioria,no "chipset" SiRF III.

Efectivamente, os GPS com cartografia são, internamente, PDA's com um sistema operativo reduzido, limitando acessos que poderiam permitir a instalação de novos programas ou a alteração não autorizada dos que vêm instalados bem como de uma cartografia proprietária que pode ser uma importante fonte de rendimentos para o fabricante.

Esta limitação, que para alguns é insatisfatória, protege as configurações e os programas instalados, colocando-os ao abrigo de alterações que poderiam comprometer o seu funcionamento e a facilidade de utilização que caracteriza este tipo de equipamento, ocultando ainda o sistema operativo que lhe serve de base e pode ser um convite a alterações.

Sem comentários: