domingo, abril 26, 2009

D.Nuno Álvares Pereira, há sempre alguém que resiste


Image Hosted by Imageshack
D. Nuno Álvares Pereira

A canonização de um português com a influência histórica de D. Nuno Álvares Pereira será sempre, mesmo para os que não professam a fé cristã, um motivo para recordar uma das mais decisivas páginas da nossa História e o esforço e sacrifício de tantos quantos lutaram para que Portugal seja uma nação independente.

A primeira e mais conhecida etapa da vida do Condestável, estudada nos livros de História, inclui a sua carreira militar e as vitórias decisivas obtidas nos Atoleiros, em Aljubarrota e em Valverde contra os invasores castelhanos e que garantiram a independência de Portugal como reino soberano e com fronteiras reconhecidas.

Facto pouco conhecido é o de em Atoleiros, na primeira batalha entre portugueses e castelhanos, não se ter verificado uma única morte entre os combatentes lusos, algo que então foi interpretado como apenas possível devido ao apoio do próprio Deus.


Image Hosted by Imageshack
O beato Nuno de Santa Maria

Efectivamente, toda a extraordinária campanha onde se sucederam vitórias militares contra um inimigo numericamente muito superior e dispondo de melhor armamento foi considerada como algo de milagroso e antecipando uma nova fase da vida de um homem de fé, profundamente religioso e que acreditava na intervenção divina.

A etapa final da vida de D. Nuno Álvares Pereira, dedicada à caridade e ao serviço dos outros, é hoje reconhecida como exemplo de dedicação e de um espírito de solidariedade que merece ser recordado e apontado como exemplo de humildade e desprendimento.

Não nos vamos alongar sobre a biografia daquele que hoje é conhecido por "Santo Condestável", a qual é debatida e explanada em inúmeras publicações onde por vezes se confunde a realidade histórica com o mito, mas será importante lembrar que, em períodos mais difíceis do que aquele em que vivemos, quando as dificuldades pareciam insuperáveis, houve sempre alguém que se levantou, que, como escreveu Manuel Alegre, que resistiu e disse não.

Sem comentários: