terça-feira, maio 19, 2009

Abriu a primeira Escola de Voluntariado em Portugal - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Populações carenciadas em África

A formação de voluntário deve, por outro lado, ser um processo de avaliação e de triagem, que determine a adequação de cada indivíduo às missões a que se candidatam, sabendo-se que não basta nem a boa vontade, nem mesmo uma preparação adequada para que alguém desempenhe com sucesso uma missão que pode não corresponder nem às suas características, nem às suas expectativas.

Como resultado, podem-se perder indivíduos que, na missão adequada às suas características e com o enquadramento e apoio indispensável desempenhariam tarefas humanitárias de relevo, mas que abandonados à sua sorte num local que desconhecem e onde dificilmente se poderão integrar, podem não apenas desistir do projecto, como de toda uma vida que se dispunham a colocar ao serviço de quem mais necessita.

Existe uma óbvia necessidade de profissionalizar o voluntariado, sem perder o espírito de missão, mas dando os meios, os recursos e o apoio necessários para que as missões tenham sucesso, sendo exemplo desta evolução o Banco Alimentar ou as Equipas de Intervenção Pemanentes, onde é possível constatar a complementaridade e a integração entre voluntários e profissionais.

Hoje, dia 19, pelas 21:30, Sónia Fernandes apresenta no Armazém do Chá, R. José Falcão 180, no Porto o livro "Sobreviver em missão", onde estão narradas experiências que podem contribuir para uma melhor compreensão do seu pensamento e, espera-se, estimular novas vocações, cada vez mais necessárias num Mundo em que as desigualdades aumentam a cada dia.

Esta é uma iniciativa que continuaremos a acompanhar e merece o apoio de todos, seja a nível institucional, seja a nível individual, na perspectiva de que todos temos um papel a desempenhar no sentido de deixar este Mundo melhor do que o encontramos.

Sem comentários: