terça-feira, julho 14, 2009

Parte das viaturas dos sapadores florestais não estão operacionais - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma equipa de sapadores florestais

Em situações de risco, onde cada segundo conta, problemas de falta de fiabilidade podem ter implicações gravíssimas, podendo, no limite, resultar numa tragédia caso a equipa se veja na impossibilidade de se deslocar com a necessária rapidez de uma zona incendiada devido a uma avaria mecânica.

Mais do que o desempenho, a fiabilidade dos meios é essencial não apenas por razões meramente operacionais, mas também em termos subjectivos, dado que é decisiva para a confiança dos elementos da equipa durante as operações e condiciona seriamente o próprio comportamento em termos psicológicos.

Sem a segurança de um equipamento adequado e fiável, uma missão que envolve riscos calculados facilmente se torna numa completa imprevisibilidade, comprometendo a segurança de todos quantos nela participam.

Assim, enquanto esta situação se mantiver, estas equipas de sapadores não podem fazer mais, sem correr riscos inaceitáveis, do que efectuar acções de prevenção, mantendo-se fora do combate às chamas, onde estes profissionais desempenham um papel de relevo.

Sem comentários: