A Nokia patenteou uma tecnologia baseada em cristais piezoeléctricos que permite carregar uma bateria de dispositivos electrónicos através de movimento, que poderá ser do corpo do utilizador ou mesmo outra forma de oscilação.
A bateria é fixa ao dispositivo através de um suporte que permite a sua oscilação, de modo a que o movimento gere a energia eléctrica que ficará armazenada e disponível para alimentar o dispositivo, que poderá ser um telemóvel, um leitor de MP3 ou MP4, um computador portátil ou outro equipamento electrónico.
Este tipo de bateria ainda não tem data de comercialização anunciada, mas poderá evitar que os equipamentos electrónicos fiquem sem carga, reduzir o consumo de energia, já que utiliza aquela que é gerada por movimentos do utilizador e que de outra forma seria desperdiçada.
Aproveitar movimentos existentes como forma de gerar energia eléctrica á algo que há muito existe, mas esta será a primeira vez que tal acontece com equipamentos electrónicos desta dimensão, podendo vir, após a inevitável baixa de preços, a ser de uso comum.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário