O recurso a medicamentos ainda subsiste
A idade com que ocorrem suicídios tem vindo a decrescer ao longo dos últimos anos, algo que se deve a uma multiplicidade de factores, nos quais a alteração da estrutura familiar e o menor acompanhamento dos jovents tem um impacto decisivo.
A alteração comportamental, resultante igualmente de uma falta de redes sociais de apoio, de um maior isolamento, de escolas pouco atractivas e muitas vezes onde imperam os conflitos e a inexistência de um acompanhamento familiar adequado, serão outros factores apontados pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS).
Por outro lado, o desconhecimento de mecanismos de ajuda, e mesmo a sua não disponibilidade imediata, resulta numa dificuldade de apoio em momentos críticos, que, em última instância, podem ter resultados fatais.
Para além de uma atenção e sensibilidade especiais, saber informar e abordar assuntos que, sendo incómodos, não deixam de estar presentes, pelo que devem ser abordados sempre que haja a comportamentos ou atitudes de risco por parte de alguém.
Sem comentários:
Enviar um comentário