terça-feira, março 16, 2010

Suicídio é 2.ª causa de morte nos jovens

Image Hosted by ImageShack
O recurso a medicamentos ainda subsiste

O suicído na adolescência tem vindo a aumentar e constitui agora a segunda causa de morte entre jovens com idades entre os 14 e os 24 anos, imediatamente atrás dos acidentes de viação, começando a haver casos a nível da infância.

A idade com que ocorrem suicídios tem vindo a decrescer ao longo dos últimos anos, algo que se deve a uma multiplicidade de factores, nos quais a alteração da estrutura familiar e o menor acompanhamento dos jovents tem um impacto decisivo.

A alteração comportamental, resultante igualmente de uma falta de redes sociais de apoio, de um maior isolamento, de escolas pouco atractivas e muitas vezes onde imperam os conflitos e a inexistência de um acompanhamento familiar adequado, serão outros factores apontados pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS).

Por outro lado, o desconhecimento de mecanismos de ajuda, e mesmo a sua não disponibilidade imediata, resulta numa dificuldade de apoio em momentos críticos, que, em última instância, podem ter resultados fatais.

Para além de uma atenção e sensibilidade especiais, saber informar e abordar assuntos que, sendo incómodos, não deixam de estar presentes, pelo que devem ser abordados sempre que haja a comportamentos ou atitudes de risco por parte de alguém.

Sem comentários: