quinta-feira, março 18, 2010

Venda de motociclos até 125cc quase quadruplicou - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um motociclo de 125 cc

Um resultado da legislação que permite aos condutores com carta de ligeiros conduzir motociclos com cilindrada até 125 cc e potência até 15 cv ou 11 kw foi a quase quadruplicação de vendas neste segmento.

Com um aumento de 388% deste tipo de motociclos e uma queda de 27.2% naquelas que têm cilindrada até 50 cc e limitações de circulação em diversas vias, seguida por queda de 27.2% nas que têm mais de 125 cc, o tipo de veículos de duas rodas circulando nas estradas portugueses modificou-se e aumentou substancialmente.

Se bem que o objectivo da lei fosse, essencialmente, um acréscimo de mobilidade, este é alcançado através de um aumento do número de motociclos, o que tem implicações em termos de segurança, nomeadamente quando temos em conta a muito maior exposição dos seus ocupantes.

Num País onde as vias rodoviárias tendem a ser mal planeadas e construidas, onde os sucessivos erros comprometem a segurança dos utentes, o aumento do número de veículos de duas rodas em circulação implica alguma meditação e, consideramos, a modificação de comportamentos e de um conjunto de detalhes de concepção relativamente aos quais os motociclistas são particularmente vulneráveis.

Sem comentários: