quinta-feira, abril 15, 2010

Coletes refrigerantes - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um modelo de colete refrigerante

Os coletes refrigerantes já existem há alguns anos, tendo vindo a popularizar-se entre as forças militares americanas e inglesas que operam em zonas onde se verificam temperaturas elevadas, como o Iraque ou Afeganistão, mas o uso extende-se muito para além das forças armadas.

Manter a temperatura do corpo dentro de limites razoáveis é essencial para qualquer ser vivo, com especial incidência naqueles que estão mais fragilizados, como idosos, crianças ou doentes, que, caso tenham que enfrentar temperaturas elevadas ao ar livre, necessitam de protecção adicional.

Os coletes refrigerantes são semelhantes a coletes de carga, com um conjunto de bolsas, que tipicamente serão quatro ou seis, nas quais se introduzem, devidamente protegidas e isoladas, substancias arrefecidas, as quais se contribuirão para baixar a temperatura do corpo do utilizador.

O arrefecimento é efectuado através de um conjunto de bolsas ou de "packs" duplos ou triplos, em cujo interior é colocada uma substância que mantém a temperatura, como um gel, os quais são colocados nos bolsos do colete.

Sem comentários: