terça-feira, julho 06, 2010

Quatro distritos sob aviso laranja devido ao calor - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiros após o combate a um incêndio florestal

Desde esta segunda feira que os distritos de Santarém, Braga, Lisboa e Setúbal se encontram sob aviso laranja, o segundo mais grave da actual escala, devido às temperaturas elevadas que se têm verificado.

Segundo o Instituto Português de Meteorologia (IM) as temperaturas nestes distritos irão desde os 38ºC em Braga até aos 42ºC em Santarém, constituindo um risco para os mais jovens e idosos, tal como aqueles que tenham a saúde mais fragilizada, mas também aumentando o risco de incêndios florestais.

Nestes últimos dias têm-se efectivamente verficado diversos fogos, embora ainda em número inferior ao de anos anteriores, mas que vêm apontar no sentido da manutenção de um conjunto de fragilidades decorrentes do ordenamento do território e da falta de limpeza de áreas rurais que podem comprometer seriamente o combate.

Com temperaturas que rondam os 40ºC em diversos distritos, até ao final da tarde de segunda-feira tinham sido registados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) 123 ocorrências, um máximo do corrente ano.

Sem comentários: