segunda-feira, dezembro 06, 2010

Governo admite necessidade de mais meios de limpeza da neve - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Nevão em Portugal

Ante o número de vias de circulação e de serviços encerrados, o secretário de Estado da Protecção Civil reconheceu a necessidade de aumentar o número de veículos de limpeza de neve, algo há muito exigido pelas populações residentes ou circulando nas zonas mais atingidas.

Da trintena de vias encerradas resultam inúmeras situações problemáticas, diversas vezes enunciadas, bem como um prejuizo difícil de calcular em termos da actividade económica, não se podendo considerar esta vaga de frio nem como anormal em termos de temperatura nem da extensão da sua duração.

A escassez de meios há muito que é conhecida, sendo quase constantes as comparações com o País vizinho, onde, perante condições climáticas semelhantes, as condições de circulação são francamente melhores, fruto de uma maior limpeza das vias.

No entanto, não estamos apenas perante uma questão de limpeza da neve, mas da própria concepção de diversas vias, que pelo seu traçado e características são propensas à acumulação de neve e gelo, dificultando a limpeza e tornando perigosa a sua utilização durante períodos de mau tempo.

Sem comentários: