quarta-feira, fevereiro 23, 2011

"Spouts" ou adaptadores para "jerry-cans"

Image Hosted by ImageShack
O tubo para adaptar ao "jerry can"

Quem possui "jerry cans" militares para transporte de combustível e pretende vertê-lo directamente para o depósito de uma viatura, deve ter disponível um adaptador próprio, de forma a facilitar o processo e evitar perdas durante o processo.

A maioria dos "jerry cans" ao serviço da NATO tendem a ser normalizados em termos de dimensão e no respeitante aos bocais, de modo a reduzir o esforço a nível de logística, pelo que, mesmo possuindo vários modelos, um único adaptador, que os ingleses designam por "spout", seja o suficiente.

Esta é uma peça simples, compatível com os "jerry cans" militares de 20, 10 e 5 litros, e que consiste num adaptador que se fixa por pressão no bocal do reservatório, tendo do lado oposto um tubo semi-rígido, que pode ter um adaptador para diametros menores, que será introduzido na entrada do depósito de combustível pressionando a tampa de segurança.

O preço no EBay, incluindo portes a partir de Inglaterra, ronda a dezena de Euros, menos se forem encomendadas várias unidades, sendo um pouco inferior ao que se costuma praticar entre nós, e será um item que deve ser incluido no "kit" de cada viatura que participe numa expedição.

Sem comentários: