Segundo um estudo da Associação Portuguesa do Sono perto de 23% dos condutores portugueses sentiram sonolência durante a condução e 3% chegaram mesmo a adormecer, sendo atribuido a este factor perto de 20% dos acidentes rodoviários.
O estudo baseia-se em 900 casos, tendo 209 revelado ter conduzido com sonolência e 28 terem adormecido ao volante, com uma maior incidència no sexo masculino, idades entre os 25 e os 34 anos, com risco elevado de apneia, doença que surge sobretudo homens obesos com idade superior aos 40 anos, má qualidade do sono e peso excessivo.
A maioria destes condutores reside na região de Lisboa, igualmente aquela com maior população, pertence à classe média e alta, e bebem, em média, três cafés por dia, com a maioria dos acidentes a ocorrer em estradas secundárias pouco frequentadas e entre as 00:00 e as 06:00.
Para evitar o sono, a primeira opção tende a ser parar o veículo e aguardar um pouco antes de continuar a conduzir, seguindo-se abrir uma janela para baixar a temperatura, aumentar o som do rádio, beber um café ou outro estimulante e, em quinto lugar, dormir antes de prosseguir a viagem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário