A necessidade de proceder à reparação da caixa de direcção do Defender obrigou a purgar o líquido do circuito de refrigeração, tendo-se verificado que este estava contaminado pelo óleo do motor, e que, naturalmente, também poderia estar a passar para o circuito de óleo.
Este tipo de situação pode ter várias origens, sendo uma fuga no radiador de óleo, ou permutador, uma das que podem ter este tipo de consequência que, a prazo, pode ser da maior gravidade, obrigando a reparações dispendiosas.
No limite, a degradação da qualidade do óleo pode levar a situações como o gripar do motor ou o danificar da junta da cabeça, enquanto a entrada de óleo no circuito de refrigeração pode obstruir o radiador, diminuindo a sua eficiência e, no limite, danificando o mesmo, obrigando a uma substituição prematura.
A presença de mancha de óleo, ou sujidade delas derivadas na tampa do depósito de expansão, onde é colocado o luíquido de refrigeração, sem que se verifique outro tipo de síntoma, indicia este tipo de avaria, já que uma passagem noutros locais, como a nível de junta, provoca mais efeitos, como o sobreaquecimento do motor.
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