terça-feira, setembro 20, 2011

Substituição do permutador no Defender - 2ª parte

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Uma esquema do permutador de Defender

Para além de substituir óleo e líquido de refrigeração, dado que ambos os circuitos necessitam de ser purgados e limpos, fazendo circular água com um detergente ou desengordorante específico no respectivo circuito.

A substituição de um permutador, não sendo muito complexa, revela-se dispendiosa, com esta peça a custar, na marca, um valor que se aproxima das três centenas de Euros, a que acresce o IVA, mas por tratar-se de uma reparação que não deve ser adiada, tentar obter esta peça no EBay, por exemplo, apenas é possível caso seja possível esperar com o veículo parado.

A este valor, acresce o da substituição do óleo, caso esteja contaminado, e que no caso de um Td5 anda pelos 7 litros, e dos 12 litros de líquido do circuito de refrigeração, o que também, caso se opte pela solução correcta, não deixa de ser dispendioso.

No entanto, muito mais dispendioso, na ordem dos dois milhares de Euros, dependendo das consequências, é adiar esta reparação, pelo que, por muito que custe, não pode ser adiada sem colocar seriamente em risco o motor.

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