quarta-feira, novembro 09, 2011

O heliógrafo - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um heliógrafo

O uso da luz solar como forma de comunicar, reflectindo e orientando os raios, é utilizado desde a Antiguidade, tendo-se mantido em uso, mesmo que como solução de recurso, até aos dias de hoje.

Se no Século XIX existiam sistemas heliográficos e equipamentos sofisticados, instalados em suportes fixos ou móveis, de forma a transmitir informações de um posto de comunicações para outro, em sequência, comunicando a grandes distâncias num curto espaço de tempo, os heliógrafos actuais são bem mais simples e destinam-se a situações de emergência.

Um heliógrafo actual, na maioria dos casos, consta de um quadrado ou rectangulo com 5 a 10 cm de lado, feito num material rígido, com um orifício no qual existe uma superfície reflectora e um pequeno orifício, protegidos por uma lente.

Adicionalmente, poderá existir um pequeno gancho para um cordão de segurança, com vários modelos, sobretudo os de uso militar ou adoptados pelas forças armadas, a incluir as instruções de utilização impressas no verso, podendo ter a capacidade de flutuar.

Sem comentários: