quarta-feira, janeiro 11, 2012

Aneis adaptadores para câmaras

Image Hosted by ImageShack
Um anel de conversão de 52 para 55 mm

A multiplicidade de dimensões, ou concretamente, de diametros utilizados em equipamentos fotográficos implica ou a aquisição de acessórios similares sempre que se destinem a ser usados em câmaras com dimensões distintas, ou ao uso de adaptadores.

Dado que muitos dos acessórios utilizados são dispendiosos ou raros, a opção pelos aneis de conversão acaba por se revelar favorável, sobretudo porque estes existem em numerosas versões e por preços que variam entre o Euro e os dois Euros, incluindo portes.

Existem, essencialmente, três tipos de aneis, capazes de alargar o diametro, habitualmente designados por "step-up", de redução, chamados "step-down" e de inversão, com roscagem de diametro idêntico de ambos os lados e que permite, por exemplo, inverter uma lente.

Existem também conjuntos de aneis adaptadores, que permitem efectuar a maioria das conversões, e que serão aconselháveis para quem use uma multiplicidade de ópticas ou filtros, mas para usos mais correntes, um pequeno conjunto com três a quatro adaptadores, capazes de converter os formatos mais comuns no da máquina que usamos, tende a ser suficiente.

Sem comentários: