quinta-feira, março 07, 2013

Protecção de dispositivos móveis com o Mobile Device Manager - 3ª parte

Image Hosted by Google Um écran do Mobile Device Manager

Esta operação, que pode ser efectuada via Internet ou por SMS, apaga os dados de forma irrecuperável, muito para além do apagar normal, dado que reescreve sobre o conteúdo, tornando-o ilegível mesmo quando se recorre a um programa de recuperação.

Também é possível adicionar "passwords" para redes WiFi, aceder a dados do cartão SIM, bem como verificar o estado do equipamento, caso esteja activo, incluindo modelo, tipo de processador, versão do sistema operativo ou a utilização da memória, bem como configurar, no caso do IOS, parâmetros de correio electrónico.

Para quem se desloque em locais mais remotos, desde que com cobertura da rede móvel em termos de comunicação de dados, mesmo que com velocidades baixas, dado que o fluxo é diminuto, esta é uma solução prática e sem custos, que pode ser decisiva em situações de emergência.

Também pode ser usado como localizador, recorrendo a um dos telemóveis "Android" de muito baixo custo que facilmente se adquirem, mesmo em 2ª mão, e que se pode colocar escondido dentro de um veículo, com ligação ao sistema eléctrico, de forma a que não se descarregue, o que permite uma localização fácil e rápida da viatura, bem como o seu seguimento.

Sem comentários: