sexta-feira, abril 18, 2014

Realidade aumentada em protótipo da Land Rover


A Land Rover está a desenvolver um sistema de realidade aumentada que corresponde ao efeito de um capot transparente, permitindo ao condutor uma visibilidade para a zona dos pneus dianteiros, que normalmente fica oculta pelo capot do veículo.

A combinação de imagens recolhidas por câmaras frontais, devidamente processadas, que são projectadas através de um sistema do tipo "head up display", muito utilizado na aviação, que projecta uma imagem no para-brisas, compõe numa imagem única as que são encaminhadas das várias proveniências.

Image Hosted by Google O esquema funcional da realidade aumentada

Graças a este sistema de realidade aumentada, o condutor pode ver como se fosse através do capot, sendo de notar que, para além da imagem recolhida pelas câmaras, estão presentes diversas informações úteis para a transposição de obstáculos, como a velocidade ou o angulo das rodas.

Este sistema, ainda em estudo, poderá vir a ser incluido numa próxima geração do Discovery, fazendo parte de uma extensa panóplia electrónica que, se bem que facilita em muito a condução fora de estrada, vem de encontro ao espírito dos mais puristas adeptos da marca.

Sem comentários: