domingo, setembro 01, 2019

O "Slic3r" para impressão 3D - 2ª parte

O "Slic3r" é compatível com um grande número de impressoras, incluíndo com modelos com múltiplos extrusores, sendo utilizável a partir de um "interface" gráfico, que será, certamente, o preferido pela maioria dos utilizadores, mas suporta igualmente linha de comandos, gerando o "G-code" com uma rapidez muito superior à de programas concorrentes, com recurso a múltiplas cadeias de processamento.

Pode gerir diversos modelos de impressora, incluindo de resina, com os seus próprios perfís, tal como os de diversos materiais, que podem ser associados de forma independente às impressoras que os suportam, tendo a possibilidade de proceder à conversão dos formatos mais comuns, pelo que a utilização deste programa é funcional e abrangente.

Uma gestão inteligente do arrefecimento, ligando e desligando as ventoinhas e ajustando a sua velocidade não só destas, mas da própria impressão, permite a cada camada ter o tempo necessário para arrefecer e solidificar antes de dar início à camada seguinte, de modo a que não haja distorções ou falhas no objecto a imprimir.

A gestão de camadas, com espessura variável de acordo com os objectivos a atingir, facilita a obtenção de um bom compromisso entre o detalhe e a velocidade de impressão, podendo-se configurar o tipo de padrão no interior, poupando tempo e material sem comprometer a resistência e rigidez do objecto impresso.

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