É possível compor a placa de impressão, dispondo por arrastamento diversos objectos, que são facilmente redimensionados, rodados ou manipulados, podendo posteriormente ser impressos de forma sequencial, como se de um único processo se tratasse, podendo-se gerar automaticamente o suporte necessário dos objectos a imprimir, e, caso necessário, uma margem adicional em redor, que permite uma melhor aderência, evitando deslocamentos, mas que é gerada de forma a ser fácil de separar do objecto impresso.
Uma livraria em C++ facilita o desenvolvimento de aplicações utilizadas juntamente como os algoritmos internos do próprio "Slic3r", com rotinas tão diversas como o manuseamento de objectos 3d, incluindo a sua conversão, transformação ou reparação, a geração de diversos tipos de "G-code", com o seu envio via porta de comunicações, tempo estimado de impressão, bem como diversas formas de proceder ao fatiamento de um dado objecto.
Disponível para Windows de 32 e 64 bits, para Linux e MacOS, podendo ser descarregadas diversas versões, com um extenso repositório de versões estáveis, mas também das que ainda se encontram em testes de pré-lançamento, o "Slic3r" pode ser uma solução a ter em conta, substituindo de forma muito favorável outros programas que, por recorrerem ao princípio de que as camadas devem ser todas horizontais e com a mesma espessura, restringem o funcionamento da própria impressora.
Assim, sugerimos aos nossos leitores que se interessem pela impressão 3D que experimentem o "Slic3r", imprimindo o mesmo objecto com um programa alternativo, como o "Cura", e comparem os resultados, optando depois por aquele que melhor resultado permitir, sendo certo que o uso de um programa de código aberto, gratuito e que evolui com a colaboração de muitos, pode apresentar vantagens interessantes numa área em constante evolução.
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