quarta-feira, setembro 04, 2019

Os todo o terreno Ibex - 1ª parte

Com a divulgação de imagens cada vez mais defenitivas e sem camuflagens do novo Land Rover Defender, muitos são aqueles que o consideram como demasiado perto de outros modelos da marca e longe do seu antepassado directo, surgindo alternativas como o "Project Grenadier", que já apresentamos, ou as alternativas da "Ibex Vehicles", um fabricante britânico de veículos todo o terreno.

A Ibex desenhou um todo o terreno puro e duro, feito com base numa estrutura monocoque, de elevada resistência, inteiramente galvanizada, e que se destina a receber uma suspensão capaz de operar fora de estrada, com diversas opções, mas que estão pensadas para usar pneus de 35", o que, só por sí, implica uma resistência e curso elevados.

É de notar que, ao contrário do anterior Defender, o Ibex protege os ocupantes em caso de capotamento, com a estrutura do veículo, coberta por paineis de alumínio, a revelar-se sólida e mais que adequada ao peso, sendo de prever que não exista qualquer tipo de deformação na maioria dos impactos.

A Ibex recorre ao conhecido motor diesel Ford TDCi de 2.4 litros, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades e uma caixa de transferências bloqueavel de 2 velocidades, com ou sem bloqueios adicionais, com a possibilidade de outras motorizações e mesmo de usar plataformas com 4 e 6 rodas.

Sem comentários: