segunda-feira, março 16, 2020

1.000 "feedbacks" positivos no eBay - 2ª parte

Se, por um lado, esta mudança mudou, de forma dramática, o funcionamento do eBay, bem como os seus conteúdos, deixando aos particulares um pequeno nicho, que continua a ser extremamente interessante, por neste se encontrarem muitos dos produtos mais raros, a adesão de um crescente número de profissionais fez crescer a plataforma, que se reforçou com novos meios, revelando-se cada vez mais apurada e implementando sucessivamente novas funcionalidades, mesmo que algumas sejam desconhecidas pela maioria dos membros.

Foi sobretudo a nível da segurança, nos seus vários níveis e vertentes, que se nota a melhoria, com o eBay a implementar um sistema de protecção cada vez mais sofisticado, de modo a que os seus membros possam comprar com confiança, mesmo que o vendedor esteja do outro lado do Mundo, e com uma robustez no controle de acessos e de operações que dificulta, muito substancialmente, qualquer tentativa de intrusão.

Não obstante estes melhoramentos, e o aperfeiçoamento das regras, ainda existem algumas vulnerabilidades, sendo disso exemplo uma experiência recente na qual uma suposta entrega constante do sistema de seguimento de uma encomenda, sem assinatura do destinatário, efectuada perto das 04:00, a meio da noite, e dois minutos após a saída do armazém, foi considerada válida, sendo apenas contrariada após uma forte pressão, que levou o eBay a mudar uma decisão manifestamente absurda e injusta.

Deste episódio resulta, também, que, para além dos mecanismos de contacto do "site", bastante limitados, o recurso ao correio electrónico e a contactos mais directos, mesmo que aparentemente menos formais, mais do que se justificam, como recurso, oferecendo um conjunto de possibilidades que a maioria desconhece, mas que podem, no limite, serem essenciais para resolver muitos problemas.

Sem comentários: