quarta-feira, março 18, 2020

1.000 "feedbacks" positivos no eBay - 3ª parte

Também o sistema de "feedback" mudou de forma substancial, passando a permitir incluir um maior número de detalhes, que, para além do habitual texto com informação e da notação, que pode ser positiva, negativa ou neutra, passa a informar quanto ao prazo de entrega, se dentro ou fora do prazo estabelecido, quanto aos custos dos portes, comunicação com o vendedor, rapidez de envio ou correcção da descrição do item.

Com este conjunto de informação, tratada estatisticamente, o eBay consegue fornecer informações mais credíveis, do que resulta uma maior ou menor confiança num membro específico, bem como verificar se a qualidade ou a satisfação a este relativa tem vindo a aumentar ou diminuir nos tempos mais recentes, o que permite uma melhor avaliação de risco que, tipicamente, não envolve um prejuizo financeiro directo, mas apenas um atraso, caso algo corra mal durante a transação.

Quando comparada com outras plataformas, a que recorremos ocasionalmente, como o Aliexpress, Wish ou o Banggood, o eBay apresenta uma maior variedade, que resulta de um conjunto de vendedores particulares espalhados por todo o Mundo, do que resulta uma vantagem competitiva face a uma concorrência baseada essencialmente na China e composta por profissionais, sobretudo para quem pretenda obter artigos menos comuns ou, simplesmente, em segunda mão, algo inexistente nos grandes grossistas chineses.

Como desvantagem, possivelmente devido às comissões praticadas, os preços no eBay nem sempre são os melhores, pelo que, quem tenha em vista produtos novos de origem asiática, pode encontrar na concorrência melhores condições, devendo-se aqui ressalvar que o método de pagamento mais comum, o Paypal, não é aceite no Aliexpress, apesar de alguns vendedores, a título individual e contornando as regras, o aceitem.

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