sábado, maio 27, 2023

CTT voltam a falhar todos os indicadores de qualidade - 2ª parte

Tendo em conta que os envios não prioritários representam uma grande percentagem dos envios, e que são aqueles a que os menos favorecidos ou com menos disponibilidade económica recorrem, o comportamento dos CTT, para além de prejudicial em termos gerais, é particularmente injusto, ao atingir de forma mais severa aqueles que são mais vulneráveis e que, pela sua condição, não podem encontrar uma alternativa, vendo-se obrigado a suportar os custo resultantes de atrasos e extravios.

Não podemos deixar de salientar que diversos fornecedores já nos informaram que não enviam para Portugal via CTT, e que, não havendo opção, excluem o nosso País, que existem cobranças duplicadas de IVA por parte dos CTT, tendo o caso sido enviado para as entidades competentes, e que os atrasos são absurdos, sendo o último exemplo um aviso de desalfandegamento, registado, que demorou duas semanas a ser entregue.

Apesar de todas as situações conhecidas, e sem dúvida a maioria ficará por conhecer, dado que poucos são os que reclamam junto das entidades regulatórias, todos sabemos que o serviço dos CTT é inaceitável, ao nível do Terceiro Mundo, sendo comum para quem frequenta o eBay encontrar Portugal entre as exclusões de envio, na companhia de países sub-desenvolvidos ou em guerra, o que confirma a falta de qualidade de serviço deste operador.

Lamentamos que os CTT continuem a ser os detentores da concessão do serviço postal universal quando, manifestamente, são incapazes de cumprir as suas obrigações contratuais, sendo responsabilidade do Estado português, através dos seus orgãos, a manutenção de uma situação que prejudica gravemente o País e todos quantos, mesmo que involuntariamente, são obrigados a recorrer aos serviços de uma empresa que há muito devia ter sido substituída por quem possa oferecer um serviço de qualidade.

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