quinta-feira, agosto 17, 2006

36.290 hectares de floresta portuguesa arderam em 2 semanas


Image Hosted by ImageShack
Incêndio florestal fora de controle

Entre os dias 31 de Julho e 14 de Agosto arderam em Portugal 36.290 hectares de floresta, equivalente a quatro vezes a área de Lisboa, elevando o total de área queimada desde o início do ano para 49.881 hectares.

Mais grave é a situação na Galiza, em Espanha, onde a área ardida passou dos 2.241 para os 88.473 hectares no mesmo período, fruto dos terríveis incêndios que nos últimos dias assolaram a região.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia (CE) datado de quarta-feira, que se antecipa ao da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, até 31 de Julho as chamas tinham destruído mais de 64.500 hectares em toda a UE, "verificando-se no início de Agosto um aumento acentuado do número de incêndios e das áreas ardias, sobretudo na Galiza e em Portugal".

Com quase 13.591 hectares referentes ao nosso País até ao fim de Julho, num total de 64.500 em toda a UE, facilmente se pode concluir a distância a que nos encontramos em termos de ordenamento do território e de prevenção dos nossos parceiros comunitários, ao contribuir com quase um quinto da área ardida mesmo antes desta quinzena devastadora.

A CE alerta ainda para o facto de no Norte da Europa ter sido registado um "risco invulgarmente elevado de incêndio em certas regiões na primavera e Verão", referindo que apesar disso os valores registados até ao momento são bastante inferiores aos observados em 2005, mas frisou que a "época de incêndios ainda não terminou".

A súbita descida das temperaturas e a chegada da chuva veio por fim a uma semana de verdadeiro inferno, permitindo um merecido descanso, bem como reorganizar um dispositivo que começava a dar provas evidentes de grande desgaste.

Mas para além do efeito sobre os incêndios, a chegada inesperada da chuva em pleno verão poderá expor algumas das consequências destes últimos dias, nomeadamente através da erosão ou do deslizamento de terras que perderam a sustentação devido à destruição de árvores, pelo que o alerta, infelizmente, terá que continuar.

Mesmo admitindo que esta grande vaga de incêndios possa ter terminado, as consequências em termos de segurança vão-se prolongar muito para além desta data, enquanto o impacto económico nas populações afectadas poderá perdurar por anos.

Sem comentários: