quarta-feira, agosto 16, 2006

Corda cinética


Image Hosted by ImageShack
Corda cinética ou "kinetic energy recovery rope"

As cordas cinéticas, tradução do inglês "kinetic energy recovery rope", abreviado para KERR, ainda não estão tão difundidas como seria desejável, provavelmente em função do seu preço elevado, mas apresentam vantagens decisivas quando comparadas com meios mais convencionais.

A principal vantagem de uma corda cinética é a sua capacidade de armazenar energia, funcionando de forma semelhante à de um elástico gigante, o que potencia qualquer sistema de tracção a ela ligado.

A ideia de funcionamento é simples, pois a corda ao ser puxada começa por esticar, armazenando energia que será usada quando esta for suficiente para fazer mover o objecto a que está ligada, facilitando operações mais delicadas ou onde seja necessária uma capacidade de tracção superior à disponível por meios convencionais.

Obviamente, a utilização deste tipo de corda requer alguns cuidados especiais, sobretudo sabendo-se que pode haver um efeito de "chicote" e que a transferência de energia será maior do que usando um sistema mais convencional.

Assim, para além de um maior cuidado relativamente aonde a corda efectua a tracção, nunca deve ser usada uma corda com menos de 50 mm de diametro, para além de ser convrniente recordar que o alongamento pode andar pelos 60% antes de produzir efeito, sendo de prever este acréscimo de distância caso se use um veículo de reboque.

Infelizmente os preços, na ordem dos 50 a 60 euros para cordas com 6 a 8 metros, valores a que acrescem os portes para Portugal, acabam por fazer muitos desistir do que poderia ser um auxiliar essencial em situações delicadas ou mesmo de socorro.

Fica aqui a sugestão de uma aquisição que um dia pode, numa única situação de maior aperto, justificar um preço algo elevado e a de dar uma vista de olhos a uma explicação detalhada, em inglês, de um clube de Land Rover's.

Sem comentários: