domingo, agosto 13, 2006

Bombeiros alemães em Portugal


Image Hosted by ImageShack
Bombeiros alemães durante um incêndio

Os 31 bombeiros da cidade alemã de Osnabrück, que vão estar em Vila Real durante duas semanas, já efectuaram a sua primeira intervenção num incêndio que ocorreu entre Gravelos e Vila Seca, no que resultou ser um combate de curta duração.

Antes, os bombeiros, que provêm de quatro corporações da cidade geminada com Vila Real e da Organização Não Governamental (ONG) "@Fire", participaram numa acção de treino, no Monte da Forca, que os alemães consideram "muito importante, porque os portugueses têm mais experiência no combate a incêndios florestais".

"Somos mais especializados em incêndios urbanos e em outras situações, como o desencarceramento de pessoas", segundo explicou, o comandante dos bombeiros de Osnabrück-Haste, Michael Brickwedde, que para além de bombeiro voluntário, é polícia.

A colaboração dos bombeiros alemães já ocorrera no ano passado, altura em que também estiveram presentes meios aéreos desta nacionalidade, e este ano decidiram regressar para efeitos de formação, mas também para ajudar no combate às chamas.

Detlef Maushake é o líder do grupo da Organização Não Governamental "@Fire", que tem grupos especializados em diversos tipos de socorro em catástrofes, e veio a Vila Real pela segunda vez, para aprender com os bombeiros portugueses.

Segundo este responsável, "aprender a trabalhar com os utensílios não é difícil, mas a experiência vale tudo" e ajuda mais do que o "equipamento informático portátil que ajuda a tomar decisões, segundo o vento a humidade, a temperatura e o terreno".

Com eles, veio uma viatura, ainda como protótipo, cedida pela "Advanced Firefighting Technology", com capacidade para 400 litros de água ou espuma, "um volume que triplica, dado o seu uso pressurizado".

Para além de um benvindo reforço, a cooperação internacional poderá dar resultados positivos, conjugando a experiência obtida com os meios tecnológicos e podendo, um dia, dar origem à tão discutida unidade de socorro a nível europeu.

Sem comentários: