segunda-feira, agosto 14, 2006

Bombeiro morre em despiste


Image Hosted by ImageShack
Estado do veículo após o acidente (Imagem SIC)

Apenas dois dias após a morte de Viviana Dionísio, outro bombeiro morreu e dois outros ficaram feridos este domingo à tarde num despiste na auto-estrada Porto-Amarante (A4) devido ao rebentamento de um pneu.

Segundo Carlos Pereira, segundo comandante do Centro Distrital de Operações e de Socorro (CDOS) do Porto, a vítima mortal seria o condutor do veículo todo o terreno e os dois bombeiros que o acompanhavam, todos pertencentes aos Voluntários do Porto, tiveram apenas ferimentos ligeiros.

Carlos Pereira acrescentou que o rebentamento do pneu da viatura provocou o despiste do UMM, que embateu nos "rails" laterais da auto-estrada, embora outras versões apontem para um despiste de forma a evitar uma colisão com outra viatura que se atravessou à frente.


Image Hosted by ImageShack
Joel Gomes, de 24 anos

Em declarações à TSF, o comandante dos Bombeiros Voluntários do Porto explicou que ainda não certezas relativamente à causa do despiste do veículo que vitimou o bombeiro Joel Gomes, mas que poderia dever-se ao rebentamente de um pneu,

"Sabe-se que eles vinham para um fogo em Marco de Canaveses e que a viatura deles se despistou e que um deles faleceu e os outros dois estão feridos, um com gravidade e outro não", afirmou Carlos Bessa.

Carlos Bessa esclareceu ainda que a viatura acidentada era um todo-o-terreno UMM adaptado para os fogos florestais e que "não havia problema algum" em termos de condições mecânicas.

Segundo o "site" da Brisa, o acidente ocorreu ao quilómetro 30.7, no sentido Porto-Amarante, antes da saída para Marco de Canaveses, e obrigou ao corte da via esquerda.

Os bombeiros dirigiam-se para o combate a um incêndio que lavra desde manhã na serra da Aboboreira, no limite dos concelhos de Baião e Marco de Canaveses, que está a ser combatido por três dezenas de elementos de várias corporações e apoiados por um helicóptero da associação das empresas de celulose, Afocelca.

Joel Gomes é o segundo bombeiro que morre este ano em consequência de um despiste e neste tipo de acidente, normalmente resultante de rebentamento de pneus ou falhas das jantes, resultaram pelo menos três mortos o ano passado, razão pela qual estamos a estudar e desenhar um sistema de protecção universal e de baixo custo que possa ser instalado nas viaturas mais desprotegidas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que a morte deste AMIGO não seja mais uma sem que os responsaveis tomem medidas.
Homens como este que lutam diariamente por todos nos merecem o nosso respeito.
Todos quantos como eu conheceram o Joel sabemos o quanto ele vivia os Bombeiros.
Descansa em Paz Joel. Foste um Anjo na Terra e Deus chamou-te para nos velares no Céu

JAMS disse...

Todos nós devemos respeitar os soldados da paz. Eles sofrem por nós, mas poucos
reconhecem isso, alguns até só se lembram deles quando deles necessitam.
E os nossos responsáveis governamentais
também só quando há infelizmente mortes é que, com lágrimas de corcodilo, prestam homenagens e fazem promessas aos familiares. Vejamos o que acontece com alguns familiares dos falecidos no ano passado.JAMS

Anónimo disse...

A morte deste amigo foi sim um arrebentamento de um peneu... eu sei isso porque uns dos feridos era o meu pai.... era uns dos melhores bombeiros daquela corporaçao.... os bombeiros para ele era a vida, toda a gente que o conhecia que e o meu caso, sabe daquilo que estou a falar... mas infelismente ele morreu mas a fazer aquilo que mais gostava.... descança em paz joel....