Existem rumores de que a Google está a desenvolver um telemóvel de baixo custo, tendo entrado em conversações com operadores no sentido da sua utilização.
Para além de constar que mais de 100 funcionários da Google estão envolvidos neste projecto, reuniões recentes com o operador móvel Orange, detido pela France Telecom, e pesquisa de parceiros industriais na Ásia indiciam que esta poderá ser uma realidade.
Algumas fontes adiantam que a Google e a coreana Samsung estejam a trabalhar em conjunto nesta realidade, consubstanciada num projecto designado por "Switch", enquanto outras referem que será a HTC, baseada em Taiwan, a fornecer equipamentos de linha branca nos quais será colocado o logotipo da Google.
A notícia foi confirmada por um responsável em Espanha, mas a multinacional não quis comentar a fuga de informação, mesmo adiantando que os telemóveis são um segmento de mercado importante para a Google.
Se atentarmos ao actual modelo de negócio da Google, essencialmente baseado em publicidade, entrar num mercado de telemóveis de baixo custo e que integrem "software" próprio da empresa poderá fazer sentido como complemento do "core business" que irá continuar essencialmente inalterável.
Este novo telemóvel destinar-se-ia, pois a um mercado específico, onde muitos utilizadores não têm acesso à Internet, mas poderão ir a utilizar serviços do Google e a receber publicidade anexa, aumentando assim a influência da empresa junto de uma importante fatia de consumidores que até agora lhe escapavam.
Por outro lado, sabe-se que a Google está a desenvolver "software" específico para telemóveis, onde o recurso ao seu mecanismo de pesquisa estará presente, o qual poderá vir a ser instalado nos iPhone da Apple, dispensando assim um modelo próprio.
No entanto, como o iPhone é dispendioso e não permite entar em todos os segmentos de mercado, esta solução não entra em confronto com um sistema proprietário de baixo custo integralmente concebido pela Goggle.
Mesmo sendo ainda baseado em informações não confirmadas, a possibilidade de a Google entrar no mercado dos telemóveis com um produto específico ou através de "software" próprio, parece-nos bem real e integra-se perfeitamente na estratégia seguida até agora pela empresa que mais se opõe à Microsoft no controle das redes informáticas a nível mundial.
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