quinta-feira, julho 05, 2007

K-9: Segurança "on-line"


Image Hosted by Imageshack
K9: Segurança "on-line"

Já abordamos a questão da segurança "on-line", mas queremos dar um contributo concreto sugerindo um "software" gratuito que permite controlar a navegação na Internet.

O K-9 Web Protection da Blue Coat Systems permite bloquear o acesso a um conjunto de "sites" ou de conteúdos, com opções configuradas pelo utilizador e que restringirão aquilo a que é possível aceder ou visualizar, tendo ainda possibilidade de controlar as horas ou horários de navegação, evitando excessos.

Para além de filtrar palavras ou termos, o K9 inclui diversos sistemas de detecção e controle capazes de se aperceber se um dado "site" dissimula no seu interior conteúdos inapropriados descritos de forma errónea com a qual visa enganar os sistemas de filtragem.

Sistemas como o AOL ou o MSN são monitorizados e o K9 tem um sistema de actualização automático que o actualiza com dados relativos a novos "sites" cujo conteúdo deve ser evitado.

Sendo gratuito, este é um programa que aconselhamos os nossos leitores que tenham menores a cargo a experimentar, não esquecendo que só um acompanhamento directo e pessoal pode evitar a maioria dos perigos para os mais jovens que navegam na Internet.

Sem comentários: