domingo, julho 01, 2007

"Fase Charlie" começa hoje


Image Hosted by ImageShack
Um Dromader PZL M 18

A "Fase Charlie", considerada a de maior risco no combate aos incêndios florestais, começou hoje, mobilizando um dispositivo que inclui 52 aeronaves, 8.836 efectivos e 1.886 viaturas.

Destes efectivos, 5.056, incluindo 111 comandantes de permanência e 140 da Companhia Especial recentemente apresentada, pertencem aos Bombeiros, que dispoem de um total de 1.173 viaturas diversas.

O segundo maior contingente é o da Guarda Nacional Republicana (GNR), com 1.531 militares, que incluem os 470 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), os 827 do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e 234 guardas que prestam serviço na rede de postos de vigia.

A Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), dependente do Ministério da Agricultura, dispõe de 1.374 sapadores florestais, apoiados por 292 viaturas, que desempenharão missões de prevenção, combate e rescaldo de incêndios após, nos meses de menor risco, terem limpo mais de 7.000 hectares de áreas florestais.

Os madeireiros, sócios da Associação de Empresas do Sector Papeleiro e Celulose (AFOCELCA), de que dependem mais de 232.000 hectares de explorações, colocam ao serviço do dispositivo nacional 249 sapadores florestais, incluindo unidades helitransportadas apoiadas por três helicópteros e 56 viaturas de combate ao fogos.

A participação das Forças Armadas, aumentada este ano para o dobro, vai ser de 240 efectivos disponíveis diariamente, que desempenharão missões de prevenção, combate aos incêndios e rescaldo.

O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade disponibiliza 206 técnicos para a vigilância e primeira intervenção, apoiados por 69 viaturas todo-o-terreno, com acção destinada essencialmente a defender as áreas protegidas.

Finalmente, a Polícia de Segurança Pública (PSP), disponibiliza 180 efectivos com 16 viaturas das Brigadas de Protecção Ambiental, para accções de fiscalização e policiamento.

Existe ainda a colaboração das autarquias, tendo o Governo, através do ministério da Administração Interna distribuido às juntas de freguesia diversos meios que incluem moto-roçadoras, moto-serras, diversas ferramentas manuais e sistemas e moto-bombas e mangueiras ligadas a tanques de água.

Este dispositivo, dependente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), será apoiada por 52 meios aéreos cujos detalhes serão abordados proximamente.

Sem comentários: