sexta-feira, julho 06, 2007

Fotos de crianças desaparecidas actualizadas na Visão


Image Hosted by ImageShack
Capa da revista Visão

O último número da revista Visão inclui um conjunto de seis fotos de crianças desaparecidas em Portugal nos últimos anos, actualizadas por especialistas ingleses da Missing People.

Já nos debruçamos sobre a necessidade de, periodicamente e conforme o crescimento dos desaparecidos, se proceder à actualização das fotos que constam do "site" da Polícia Judiciária (PJ), as quais se mantêm inalteradas indefenidamente e independentemente do prazo decorrido após o desaparecimento.

Na altura, recorrendo a um sistema gratuito e disponível "on-line" actualizamos a foto de uma criança desaparecida à anos, o Rui Pedro, e interrogavamo-nos sobre as razões pelas quais a PJ não procedia a actualizações periódicas.

Em resposta à Visão, a PJ alegou que, sendo impossível prever com rigor as feições de uma dada pessoa, sobretudo se desaparecidas muito jovens, tal poderá induzir em erro e carece do necessário rigor científico.

Esta ideia da PJ, com a qual discordamos manifestamente, consubstancia a ideia de que é melhor deixar uma foto manifestamente desactualizada do que, junto com esta, que não deve ser retirada do "site", colocar uma ou mesmo várias fotos manipuladas através de programas que são usados internacionalmente com sucesso e que deverão ser analisadas por especialistas no sentido de, comparativamente, avaliar do seu rigor.

Estamos cientes de que qualquer actualização de uma foto de modo a reproduzir uma pessoa após o passar de anos incorre em erros ou imprecisões e, consequentemente, poderá não representá-la da melhor forma, mas também estamos certos de que as que estão no "site" da PJ em nada têm a ver com a realidade actual.

Deixar no "site" apenas as fotos referentes à data do desaparecimento, é, na nossa opinião, uma má opção em termos operacionais e, para além disso, envia uma mensagem de desistência que será entendida por eventuais criminosos com alívio e pelas famílias e amigos da vítima com o pesar e a dor que resulta da perda de esperança.

Sem comentários: