domingo, maio 13, 2007

Necessidade de actualizar as fotos das pessoas desaparecidas


Image Hosted by ImageShack
Exemplo de envelhecimento via software

Já nos insurgimos no passado pelo facto de as fotografias de pessoas desaparecidas há vários anos, algumas em fase de crescimento, se encontrarem imutáveis no "site" da Polícia Judiciária.

Não pomos em causa a necessidade de manter as fotografias correspondentes à altura do desaparecimento, mas estas podem em muito pouco corresponder ao aspecto actual, pelo que a sua eficácia terá tendência a diminuir com o passar do tempo.

As novas tecnologias permitem, com uma elevada precisão, reproduzir o processo de envelhecimento, sendo, em algums programas, possível adicionar factores que condicionam o aspecto que uma dada pessoa terá no futuro, como o facto de se expor em demasia ao Sol, fumar ou ter tendência para a obesidade.


Image Hosted by ImageShack
Foto do Rui Pedro, desaparecido há 9 anos

Numa experiência realizada o ano passado, o governo da Escócia, país onde o envelhecimento da população se faz sentir, disponibilizou um sistema "on-line" que permitia aos interessados ver como seriam no futuro, sendo possível escolher quais os anos de vida sobre o qual o programa iria actuar.

Programas mais sofisticados, disponíveis comercialmente, permitem uma maior flexibilidade e precisão, embora os melhores resultados sejam obtidos a partir dos 6 anos de idade, altura em que um conjunto de características se encontram melhor defenidas.

No entanto, na Internet existem sistemas interactivos que podem auxiliar nas investigações, tal como o da universidade de St Andrews que utilizamos para alterar a fotografia do Rui Pedro, desaparecido há 9 anos.

Relativamente a esta fotografia, devemos ressalvar que esta é uma tentativa motivada pela vontade de contribuir para a resolução deste caso ainda em aberto, mas que a mesma será removida se for considerada inapropriada ou prejudicial para a investigação por alguém relacionado com este caso.

Para além de Madeleine Beth McCann, que ontem fez 4 anos, existem vários desaparecidos, alguns deles ausentes há muitos anos, que é obrigação de todos não esquecer, mas que é competência da Polícia Judiciária manter actualizados os registos, dados e informações que facilitem a sua localização.

1 comentário:

catia disse...

ajuden estas crianças kem souber delas por favor se as tem escondidas deen-lhes liberdade deixem elas voltarem para suas familias OLHEM PARA A MAE DE RUI PEDRO KE TANTO LUTA ESTES ANOS PARA ENCONTRAR O SEU FILHO CORTAME O CORAÇAO QUANDO A VEIJO NA TV KEM AS TIVER ESCONDIDAS DEVOLVAM ESTAS CRIANÇAS AS SUAS FAMILIAS SEIJAM SOLIDARIOS COM ESTES PAIS KE A ANOS KE ESTAO A SOFRE ESTA DOR DO DESAPARECIMENTO DOS SEUS FILHOS NAO HA DINHEIRO NENHUM KE PAGE A DOR DESTES PAIS SEIJAM SOLIDARIOS VAMOS AJUDAR ESTES PAIS