sexta-feira, maio 18, 2007

Dia das Telecomunicações e da Internet


Image Hosted by ImageShack
Site da International Telecommunications Union

Não quisemos deixar de mencionar que o dia de ontem foi dedicado às telecomunicações e à Internet, tendo-se realizado diversas actividades e reflexões sobre as alterações que as novas tecnologias têm introduzido neste Mundo cada vez mais globalizado.

Na conclusão de um dia de trabalhos, o destaque foi dado aos perigos que a rede global encerra e que permanecem desconhecidos por muitos dos que a utilizam e, inclusivé, pelas autoridades e entidades reguladoras que supervisionam o sector.

Crimes relacionados como a intrusão em redes, destruição ou roubo de informação, a proliferação de virus, o "spam" ou a pedofilía e a pornografia infantil estão já na ordem do dia, mas outros, como a fraude fiscal, o branqueamento de capitais ou o furto de identidade ainda são relativamente desconhecidos por muitos e particularmente difíceis de combater, tal a complexidade de que se reveste a sua detecção e subsquente investigação.

Para combater estes crimes, foi implementada a Global Security Agenda, com Hamadoun Touré, secretário-geral da International Telecommunication Union, a lembrar que "com mais de 1000.000.000 de utilizadores de Internet não se trata apenas de analisar o número crescente de crimes cometidos mas também a forma cada vez mais sofisticada como eles acontecem".

O objectivo desta agenda para os próximos dois anos é o de promover um acordo rápido e eficaz sobre questões importantes para a segurança nas telecomunicações, através de uma plataforma de entendimento onde participem governos, empresas privadas e a sociedade civil num esforço comum para encontrar soluções.

Para além dos esforços das várias entidades responsáveis, devemos lembrar que a segurança começa por nós e pelos cuidados que temos quando utilizamos instrumentos tão poderosos e simultaneamente tão perigosos como a Internet, pelo que é dever de cada um implementar as medidas de protecção sem as quais, segundo as estatísticas, um computador fica comprometido em poucos minutos de navegação.

Queremos lembrar que questões relacionadas com a segurança na Internet foram abordadas relativamente aos "Jardins Digitais" da Câmara Municipal de Lisboa, à rede "wireless" que utilizamos, bem como em diversos textos onde a informática e a tecnologia são tema central.

Este foi um dia em que todas estas questões passaram relativamente ao lado dos principais orgão de comunicação social, dada a premência de temas mais mediáticos, mas estas não podem ser esquecidas sob pena de comprometer a segurança de todos quantos navegam nesta rede global que, hoje em dia, já não dispensamos.

1 comentário:

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/