sexta-feira, maio 18, 2007

Apenas 2 helicópteros disponíveis no início da Fase Bravo


Image Hosted by ImageShack
Eurocopter AS 350B2 no Canadá

No início da "Fase Bravo" apenas dois dois helicópteros ligeiros, um em Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, e o outro em Loulé, no Algarve, estão disponíveis, tal como acontece na "Fase Alfa", que corresponde aos meses de baixo risco de incêndios.

Era objectivo do Governo ter disponíveis na "Fase Bravo" um total de dez helicópetros operacionais, concretamente os seis Kamov Ka-32 e os quatro Eurocopter recentemente adquiridos.

Um dos helicópteros disponíveis é um AS350 B3, sendo o outro um dos UH-1 já conhecidos entre nós de anos anteriores e que têm prestado excelentes serviços na área da protecção civil e do socorro.

Dado que os helicópteros adquiridos ainda não chegaram, sendo necessário mais um período para que fiquem operacionais, a que se adiciona a necessidade de todas as tripulações terem o necessário treino e habituação, será expectável que só perto do fim do mês de Junho se possa contar com este conjunto de meios.

O atraso nas entregas já seria de esperar, mas o processo de contratação de tripulações, absolutamente essenciais à operação dos novos helicópteros, veio condicionar a sua entrada ao serviço, sendo que o reforço de pilotos russos, só por sí, não resolver a carência de pessoal de voo experiente que se faz sentir.

Se a este processo adicionarmos as dificuldades de contratação de meios aéreos pesados, prevê-se que o dispositivo não disponha dos meios anunciados até entrarmos na altura crítica dos incêndios, sendo imprevisível saber se nessa altura, na "Fase Charlie", as promessas serão efectivamente cumpridas.

Resta-nos a esperança de que, com a aquisição de meios próprios, este seja o último ano em que tais problemas se verifiquem com esta extensão que, a bem dizer, compromete grande parte do esforço de planeamento efectuado e coloca em perigo um dispositivo que irá enfrentar dificuldades acrescidas num Verão que se prevê seja particularmente quente.

Sem comentários: