terça-feira, maio 15, 2007

GPS de pulso GlobalSat GH-615B


Image Hosted by ImageShack
GlobalSat GH-615B

O GlobalSat GH-615B é um receptor de GPS completamente selado, à prova de água e com um écran de grande dimensão que pode ser usado como um vulgar relógio de pulso, tornando-o particularmente adequado a missões em que seja obrigatório manter liberdade de movimentos.

Para além de poder ser usado no pulso, pode ser ligado a um PC através de um "interface" USB e fornece dados em formato NMEA que podem ser utilizados pelos programas mais populares, como o Oziexplorer ou o CompeGPS.

Também os dados podem ser exportados para um PC e vizualizados de forma gráfica sobre o Google Earth, algo que começa a ser cada vez mais comum neste tipo de equipamentos.

Características:

1. Chip de alta precisão SiRF Star III, capaz de receber sinal mesmo em condições difíceis.
2. Bateria recarregável de iões de lítio de alta capacidade.
3. Écran LCD de grande dimensão e fácil leitura.
4. Suporte WAAS/ EGNOS.
5. Caixa rígida, resistente e à prova de água.
6. Capacidade de gravar todo o historial de um dia de treino.
7. Pode ser utilizado como um receptor de GPS para outros dispositivos.
8. O "upgrade" de "firmware" pode ser efectuado através de um PC.
9. Marca e grava pontos de passagem de modo a armazenar rotas ou percursos.
10. Suporta o formato do Google Earth.
11. Memória "flash" de alta capacidade para armazenamento de dados.
12. Cálculo de consumo de calorias.
13. Sistema de "track back".
14. Monitor de ritmo cardiaco com sensor.

Uma característica interessante é a capacidade de armazenamento de dados posicionais, podendo substituir um GPS com "data stick logger" utilizado, por exemplo, para verificar trajectos de veículos, algo que o torna particularmente polivalente.

Este não é o primeiro modelo que mencionamos com este tipo de características, mas é o primeiro que se baseia no "chip" SiRF Star III, que tem uma precisão e capacidade de operar com sinais mais fracos muito superior à da anterior geração.

Numa pesquisa inicial, verificamos que este equipamento já se encontra disponível na Europa por preços que rondam os 150 euros, a que acrescem portes, o que, não colocando este equipamento entre os mais acessíveis, pode justificar-se pelas várias possibilidades e inovações que encerra.

Para os mais interessados ou curiosos, sugerimos que descarreguem o manual de utilizador, disponível em Inglês, onde se encontram as informações necessárias para conhecer e operar este interessante equipamento que é uma interessante alternativa à maioria dos receptores de GPS convencionais.

2 comentários:

E disse...

Hmmm...parece ser uma boa compra, óptimo para quem anda no terreno.

Nuno Cabeçadas disse...

Olá

Eu gosto muito dos produtos da Globalsat, sobretudo dos localizadores TR-102. O meu 1º GPS foi uma versão USB desta marca para ligar ao portátil.

Infelizmente em Portugal há pouca variedade e os preços tendem a ser absurdos. Viva a Internet e o EBay :)

Um abraço