quarta-feira, maio 16, 2007

Museu do Bombeiro é inaugurado esta 6ª feira


Image Hosted by ImageShack
Veículo antigo dos bombeiros

A partir da próxima sexta-feira, o espólio do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) estará patente ao público num edifício situado na Avenida Lusíada, em Lisboa.

As peças estarão dispostas por temas em três locais distintos do edifício, ocupando uma área de 7.000 metros quadrados e possui um auditório e uma cafetaria.

Um conjunto de peças únicas a nível nacional e mesmo internacional, como uma bomba a vapor de 1864, um carro de escadas da Alfândega com mais de 200 anos, o primeiro pronto-socorro a motor do RSB, um Richard Brazier de 1906, são peças fundamentais, mas muitas outras, para além de miniaturas, maquetes e documentação variada estarão disponíveis.

Na exposição, que inclui material proveniente dos 600 anos de passado do RSB, incluem-se ainda viaturas de tracção animal e braçal, veículos motorizados, diverso tipo de ferramentas, uma secção com extintores e fardas, bem como equipamentos de comunicações.

Este museu teve origem numa exposição realizada em 2003, que só podia ser visitada através de marcação, mas que mereceu um grande interesse por parte do público, sendo muito visitada por escolas e por bombeiros oriundos de outros países.

O património do museu irá sendo reforçado com material e equipamentos que vão sendo abatidos ao activo e que, após restauro, serão incluidos numa colecção que, pela sua dimensão, não pode ser exibida em permanência na sua totalidade.

Este museu teve a abertura prevista para o ano passado, mas diversos atrasos acabaram por condicionar e adiar o prazo, sendo de louvar este novo espaço com que a cidade de Lisboa homenageia os seus bombeiros sapadores.

Sem comentários: