quinta-feira, maio 17, 2007

Blog da Câmara de Gondomar para a prevenção de incêndios


Image Hosted by ImageShack
O concelho de Gondomar no Google Earth

A câmara municipal de Gondomar iniciou na passada 2ª feira o "blog" CortaFogo com o intuito de prevenir os incêndios florestais no concelho, dando informações sobre actividades, meteorologia ou legislação e os contactos mais directos para a Protecção Civil Municipal.

A facilidade de criação e actualização de um "blog", sem a necessidade do recurso a pessoal especializado, permite uma forma de comunicação interactiva e rápida, eliminando barreiras e facilitando a partilha de informação essencial na gestão de situações de emergência.

Desta forma, informações que têm que ser actualizadas com rapidez, como o nível de alerta, risco de ocorrência de incêndios ou o acompanhamento de situações "on-line", visíveis sobre mapas do Google Earth, é facilitado, sendo possível aos visitantes comunicar com as entidades que coordenam e supervisionam as operações de socorro.

Com esta interessante iniciativa, a câmara de Gondomar espera ouvir das populações aletas e sugestões como forma de colaboração de toda a comunidade na prevenção e combate aos incêndios florestais em 2007.

O "blog" Corta-Fogo ainda está no início, mas espera-se que brevemente a informação disponível aumente e seja um exemplo de uma iniciativa que, não sendo dispendiosa para as finanças municipais, pode revelar-se da maior utilidade no combate aos incêndios, sendo exemplo uma das vias a seguir no trabalho de prevenção e nos contactos com as populações.

3 comentários:

Câmara M. de Gondomar disse...

Caros amigos
Obrigado pela divulgação e parabéns pelo vosso blog que passou a figurar nos nossos links com interesse.
CMG

E disse...

Epá, uma excelente iniciativa. Como hoje é o dia da Internet, nada como mostrar o que as tecnologias de informação podem fazer para ajudar ou informar as populações locais.

Nuno Cabeçadas disse...

Olá

É quase como um "ovo de Colombo" que vem provar que as boas ideias são as mais simples e, muitas vezes, as que menos recursos económicos exigem.

Obrigado a todos