quinta-feira, julho 05, 2007

Incêndio na Arrábida já foi extinto


Image Hosted by ImageShack
Um helicóptero no combate aos incêndios

Um incêndio que começou ao princípio da tarde em São Pedro de Alcube, na Serra da Arrábida, distrito de Setúbal foi dado como circunscrito pelas 17:22, depois de atingir zonas incluidas no Parque Natural.

Este fogo foi combatido por cerca de uma centena de bombeiros, apoiados por 26 veículos e 2 helicópteros, e nunca chegou a por em risco qualquer habitação, mesmo antes de circunscrito.

Apesar de ter lavrado a poucas centenas de metros da Estrada Nacional 10, que liga Setúbal a Azeitão, a zona atingida era de difícil acesso e o combate foi dificultado pelo vento forte que se fazia sentir.

Este foi o terceiro incêndio em áreas nacionais ou protegidas ocorrido em poucos dias, sendo que já foi apeurado pela Polícia Judiciária que as ocorrências verificadas nas Matas Nacionais do distrito de Leiria tiveram origem criminosa.

Apesar das temperaturas terem subido, estamos longe de uma conjuntura particularmente propícia à propagação de incêndios, dificultada pelas chuvas que ocorreram recentemente, pelo que as causas dos fogos que se verificam nestas circunstâncias merece uma investigação particularmente cuidadosa.

Apesar de haver um perfil do incendiário que actua em Portugal, pouco se avançou para além da recolha de dados estatísticos que levaram à sua caracterização, faltando implementar um conjunto de medidas preventivas, nomeadamente na comunicação social, dado que, em muitos casos, estamos perante patologias mentais identificáveis e noutras perante atitudes indiciadores de comportamentos de risco.

Há, obviamente, um conjunto vasto de situações onde a imprevisibilidade impera, impossibilitando medidas restritivas, mas uma análise mais profunda dos comportamentos de quem tem vindo a incendiar as florestas é imperativo e poderá reduzir o número de incidências, protegendo populações e bens materiais, bem como aqueles que são chamados a combater as chamas.

Sem comentários: